O que Deus tem a ver com política? A americana Landa Cope pensou sobre isso por anos e escreveu o livro “Deus e a Justiça Política – Um Estudo Sobre a Governança Civil de Gênesis à Apocalipse”, que está sendo lançado no Brasil neste mês de Setembro pela Editora JOCUM.
Para marcar o lançamento, a autora está participando de uma série de palestras sobre o tema e, uma delas, aconteceu nessa segunda-feira (10) na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
Alexandre Schlegel, que é Coordenador e Relações Institucionais do Pró-Metrópole na Prefeitura Municipal de Curitiba e já leu “Deus e a Justiça Política” sete vezes, foi uma das pessoas que se mobilizaram para realizar o evento. Ele disse que, “neste momento que vivemos como nação, Landa traz a consciência da importância da individualidade no contexto social e político”.
Schlegel afirmou que todos aqueles que acreditam no ser humano deveriam ler esse livro. “Dou ênfase ao capítulo dois, onde ela nos leva a pensar sobre qual é o papel da liderança no contexto da governança, qual o nosso papel e nossa responsabilidade em erradicarmos a fome, por exemplo. Landa traz essa discussão e mostra o quanto temos e podemos interagir de uma outra forma, com um olhar maior para o próximo”. Ele ainda argumenta que o livro traz a consciência da responsabilidade política de um indivíduo e de todos.
O Presidente do Sistema FIEP, Edson Campagnolo, disse que ouvir alguém com o conhecimento geopolítico de Landa Cope “é uma grata oportunidade, principalmente em um momento eleitoral, com uma carência de liderança como o Brasil e o mundo estão. Ter ela aqui para trazer um pouco mais de informação, é algo que, com certeza, vai nos ajudar e edificar como seres humanos. Quem sabe também é uma oportunidade de compreendermos melhor os desígnios de Deus para nossa nação”.
Campagnolo, que até pouco tempo atrás estava prestes a concorrer a um mandato político, percebeu uma certa resistência daqueles à sua volta. “Aquele ambiente onde eu achava que poderia contribuir, as pessoas ao meu redor pensam que gente como eu não deveria ir, por ser um ambiente pesado. Isso me deixou, não digo triste, mas impactado, porque as pessoas têm uma falsa ideia da política do jeito que a gente vive no país. Temos que mudar esse conceito, mas não vai ser rápido, será preciso algo bem planejado”.
O Presidente da FIEP ainda acredita que “no Brasil, só vamos conseguir mudar isso quando pessoas que tiverem um conhecimento da Palavra como esse que Landa Cope nos transmitiu, entrarem na vida política. Assim, os que estão se aproveitando serão afastados e teremos um ambiente muito melhor. É possível que demore um tempo”.
Conheça a autora – Landa Cope
Landa Cope (Africa do Sul) é a Deã Internacional e Fundadora da Faculdade de Comunicação da Universidade das Nações da JOCUM. Ela tem bacharelado em Artes e Educação e Mestrado em Humanidades e Estudos Internacionais. Se juntou à JOCUM em 1971, e suas conferências e trabalho com missões à tem levado à mais de 110 países. Landa já viveu na Africa do Norte, Pacífico e Europa. Ela investiu oito anos desenvolvendo na implementando do trabalho de comunicação e levantamento de fundos para os Mercy Ships International, servindo como oficial de comunicações. Em 1984, Landa mudou-se para Kona, Havaí, onde fundou a Faculdade Internacional de Comunicação, uma das sete faculdades da UofN. Os estudantes são treinados em mídia interativa, comunicação digital, vídeo, filmes, fotografia, gráficos, ilustração, marketing, rádio, literatura, jornalismo, e desenvolvimento da mídia de massa. Os estudantes que se formam lá tem conseguido posições nos mais altos escalões dos negócios da indústria de comunicação e na indústria internacional. A Faculdade de Comunicação tem campuses na Austrália, América do Norte, América do Sul, Europa e África.
Landa Cope tem uma agenda apertadíssima ao redor do mundo, com convites para falar à lideres religiosos, políticos e empresários, sobre o que as Escrituras ensinam à respeito de discipular as nações de uma forma prática. Ela é a autora do “Clearly Communicating Christ”, um livro que fala à respeito do estilo de comunicação de Jesus, e também escreveu “Template Social do Antigo Testamento” (Editora Jocum) Atualmente Landa mora na África do Sul, e está realizando o lançamento do seu terceiro livro, “God, the Bible and Political Justice”. Em 2005 Landa fundou o Template Institute, comprometido em prover seminários e materiais para o desenvolvimento do pensamento bíblico entre profissionais e também uma compreensiva abordagem bíblica para assuntos de fórum público. No momento ela é diretora-executiva do TTI.